Entenda o mercado de moda infantil em 2021

Fonte Pinterest

O mercado de moda infantil é um munda a parte, cheio de particularidades e comportamento diferenciado dos outros mercados principalmente no mercado de confecção. No ramo têxtil é o que vem crescendo em uma média de 8% ao ano, independente das crises. 

Vou contar algumas curiosidades sobre esse mercado; nasceu nos anos 50, pois antes disso, as crianças vestiam-se como adultos. Foi ao final da segunda guerra mundial, e a liberação da pílula anticoncepcional, quando as mulheres passaram a ter poder de escolha sobre a quantidade de filhos que gostariam de ter, que as crianças começaram a ter mais importância. O ultrassom também teve grande importância para este setor têxtil, claro que, somente as classes mais altas tinham acesso a esse meio, conseguindo desta forma descobrir o sexo do bebê com antecedência e conseguindo antecipar o enxoval. Uma curiosidade bem relevante do início, é que o tom azul era utilizado para meninas, pois remetia ao tom candy suave e o rosa pelos meninos, se remetendo ao magenta, sangue, guerra e o amarelo veio com movimento hippie, que trazia a questão da resistência ao consumismo. Totalmente oposto ao conceito do nosso dia a dia.

Hoje é um mercado que vem se monetizando de forma inteligente, desde o tradicional chá de bebê, ao “mêsversário”, “babyborn”, chá revelação, e muitos outros. Moda que foi aderida em todo Brasil revolucionando a indústria têxtil e de confecção. A primeira informação que trazer, é número de crianças que nascem por ano no Brasil, você tem noção desse número? O IBGE trás pesquisas muito importantes para nós, empresários do ramo de confecções, é uma ferramenta poderosíssima para pesquisar nicho de mercado.  Nasce em média 03 crianças por minuto no Brasil, o que leva a 180 crianças por hora, totalizando 4.320 ao dia. São 130 mil crianças mês. Ou seja 1.560.000 por ano, você não leu errado, é isso mesmo, 1 milhão e meio de crianças nascidas por ano no Brasil. Um mercado com essa crescente anual, é no mínimo promissor. 

A segunda informação, esta vai pluralizar, quero destrinchar os desafios deste mercado. É o mercado com menor prazo de validade, calma, vou explicar melhor. Ao escolher seu público alvo, se ele for muito nichado, exemplo RN a 1 ano, você perde seu cliente muito rapidamente. Outro desafio grande, são os mitos criados em torno deste mercado. Quem nunca escutou, roupa infantil é mais barato para fazer? Como assim? O processo é o mesmo, a mão de obra, desenvolvimento, modelista, pilotista, etc. A informação sobre roupa infantil ser mais fácil (por ser menor) é um tanto quanto contraditória, afinal, alguém já perguntou para uma costureira? O fato de ser menor, muitas vezes, traz mais dificuldade nos detalhes. Roupa infantil, rende muito mais. Se estamos falando de peças como, camisetinha de malha, óbvio que se eu cortar 50 camisetas tamanho RN e 50 camisetas tamanho P adulto, o rendimento será diferenciado, mas se falarmos da faixa etária infanto juvenil, a diferença de uso de matéria prima é muito pouca. Ou de peças infantis cheias de detalhes, pregas, etc, este não é o caminho. Desmistificar tudo isso, é um desafio grande, além disso acaba atrapalhando o crescimento do mercado.

Fonte Pinterest

A terceira informação, também é pluralizada, são os polos de confecção, deste mercado, existentes no país. Terra Roxa concentra 40 fábricas de confecção infantil, 30% da economia do município fica sob a responsabilidade deste setor, emprega 3,5 mil pessoas. Terra Roxa, está situada no oeste do Paraná, e é considerada a Capital Nacional da Moda Bebê.  Gaspar, 28,16% das empresas são voltadas para o setor têxtil, sendo responsável pela geração de 37,65% dos empregos na cidade. Ao total, são 870 empresas de confecções, 484 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil. Com base nesses dados, a Prefeitura de Gaspar está pleiteando o título de Capital Nacional da Moda Infantil. Cerquilho e Tietê em SP, setor têxtil infantil gera 1,5 mil empregos diretos. Municípios reúnem mais de 76 mil habitantes e 150 empresas de costura. As duas cidades somam mais de 76 mil moradores e o polo têxtil emprega mais de 1,5 mil, o setor representa 45,02% da atividade industrial desses municípios. 

Que este texto possa ser útil e interessante para você, não esqueça que apesar de eu trazer aqui curiosidades, peculiaridades do mercado da moda infantil, meu real trabalho está no estudo e planejamento de mercado. Sempre friso que uma confecção pequena para crescer, precisa de planejamento e uma grande para ter lucro, precisa do mesmo. Continue navegando em nosso blog, e até o próximo texto, ao qual falaremos sobre “moda praia”.

Deixe uma resposta