Precisa-se de Costureira

TEMOS VAGAS! 

Placa procurando costureira - Falta de mão de obra
Precisa-se de Costureiras

Atualmente, vivemos em tempos estranhos. Ao mesmo tempo, vocês acreditam que, mesmo com pandemia, conflitos na Europa e tantos outros desafios que estamos enfrentando, o setor da Indústria têxtil aumentou mais de 300% as vagas de emprego?

Pasmem, mas definitivamente temos sim emprego na área têxtil! Segundo valor retirado do Caged, o setor têxtil no geral, gerou mais de 100.000 novos empregos em 2021 em comparação com 2020. 

A indústria do vestuário, conseguiu não só se manter firme, como pode principalmente ter um saldo positivo na geração de empregos! Em minha rotina de treinamentos e cursos, pude observar empiricamente esse aumento de empreendedores novos no setor.

Sabe aquela velha história de transformar crise em oportunidade? Modéstia a parte, nós brasileiros somos bons demais nisso!

Razões Econômicas

Em meio a pandemia, a China teve sua produção impactada pelo coronavirus devido às notícias do vírus ter se originado lá, e o fato do dólar ter encarecido os importados, aumentamos nossa produção nacional! 

Como eu já pontuei em um outro post sobre o aquecimento da área têxtil, foi impressionante o crescimento. A cada dez novos MEIs, nove estão ligados à moda, um aumento de 16,5% comparado com 2018 e 2019.

Mas nem tudo são flores na vida do setor têxtil. Logo após enfrentarmos o problema de falta de matéria prima, temos mais um desafio pela frente.

O Problema

Mão costurando roupa em uma oficina de costura
Falta de Mão de Obra

Definitivamente, temos a boa notícia de que demanda continua crescente e, por isso, a busca por mão de obra pode crescer ainda mais. A má notícia é que vivemos em um período de escassez de mão de obra, principalmente no que se refere a costura! 

Imagine, se antes já estávamos trabalhando no limite de mão de obra, com o crescimento repentino, muitas confecções e oficinas de costura tiveram que contratar. Como resultado, dá para entender que esse gargalo não foi à toa, não é mesmo? 

O Futuro

Baseado nas projeções do setor, acredito que esse efeito de crescimento de empreendedores no ramo continue até 2025. O mercado permanecerá aquecido, mas as pessoas que quiserem entrar nele, precisam estar preparadas e capacitadas para aproveitar o momento.

É necessário também uma qualificação de mão de obra, para conseguir eliminar esse obstáculo da falta de pessoas para compor nosso quadro de equipe. 

Agora quero saber, como estão as contratações em sua confecção? Está fácil ou não encontrar mão de obra? Existe realmente uma maior oferta de emprego na área têxtil? Deixe nos comentários! 

Deixe uma resposta