Antes de mais nada, você quer saber como aumentar as vendas da sua confecção, mas está com dificuldade de como iniciar, certo?
Calma, você não está só nessa jornada! Saiba quais estratégias você poderá utilizar neste desafio, e aumentar de vez as vendas ainda esse ano!
Como aumentar as vendas na confecção?
É verdade que melhorar as vendas de uma confecção é um grande desafio para muitos.
Porém existem métodos que podem nos auxiliar nessa busca para aumentar as vendas.
Mas antes de focarmos no aumento das suas vendas, quero que analise junto comigo os grupos existentes de confeccionistas. Assim vamos conhecer melhor a sua confecção, e entender se realmente você dará conta do recado. Vamos lá?
Existem grupos de confeccionistas que estão vendendo muito. Porém esses pequenos confeccionistas, estão cheio de problemas na produção, refletindo inclusive na sua equipe de pré e pós vendas.
Existe também o grupo dos que eu chamo de “nem tanto”. Isso porque são confecções que até estão vendendo, mas poderiam estar vendendo mais. Você conhece essa história?
Claro que também não podemos esquecer do grupo dos patinadores.
Essas confecções que estão patinando no mercado, ou seja, não estão vendendo nada e só vivem patinando no mercado, estão perdidas!
Eu espero que realmente você não se encaixe nesse grupo!
Aliás, antes de continuar sua leitura, vou te pedir uma gentileza: responda agora nos comentários me contando em qual grupo você faz parte!
Você vende lenço?
Os confeccionistas que realmente querem alcançar objetivos de faturamento devem entender e reconhecer em qual estágio estão.
Isso é essencial para conseguir elaborar suas estratégias de vendas de maneira concreta e assertiva.
Você já ouviu falar sobre a venda dos lenços ?
Essa é uma brincadeira que costumo fazer, sabe por quê?
Porque enquanto alguns estão chorando pelo leite derramado, outros mais ágeis estão vendendo lenços! Faz sentido isso pra você?

No universo da confecção é natural ter altos e baixos nas vendas e bater aquele desespero de não sabermos o que fazer, mas é preciso reação!
Agora vamos juntos abordar algumas ideias para aumentar as vendas.
Como aumentar o preço de um produto sem perder clientes?
Quero dizer que manter um produto no Brasil sem aumentar o preço, é quase que uma missão impossível.
Muitos donos de confecções possuem receio de aumentar seus preços, com medo de perder a clientela e outros não!
Por isso eu gostaria que você entendesse a verdadeira diferença entre preço e valor.
Essa diferença pode parecer pequena, mas acredite, vai fazer muita diferença na hora de montar suas estratégias agregando valor ao produto.
Preço x Valor
Preço é a verba que o consumidor precisa desembolsar para comprar a roupa.
Valor são benefícios que vão além das necessidades básicas do cliente, fazendo com que ele venha comprar ainda que o preço seja maior do que a concorrência.
Pensando nisso, quero que você dono de confecção saia fora da caixa, e prossiga com outras estratégias, que considero importantes para aumentar suas vendas.
Alias se você possui alguma dúvida sobre precificação, que tal espiar nosso último post? Dica valiosa para montar suas estratégias!
Tempo
O melhor tempo para elaborar estratégias de vendas, é quando sua confecção está ganhando e não quando tudo está desmoronando!
Muitos acabam deixando para pensar, quando seus estoques estão parados e as vendas param de acontecer.
Por isso, priorize tempo! Seja estrategista e separe tempo para criar estratégias.
Equipe de vendas
Comunique-se com o seu comercial! Vejo muitos donos de confecções impondo sem se comunicar, ou falando sem ouvir. Lembre-se que você tem uma boca e dois ouvidos.
Aproveite para entender as verdadeiras necessidades do seu time de venda.
Ouvir feedback, vai te nortear ao colher informações valiosas de melhorias, que em uma conversa o seu time pode lhe entregar de bandeja.
Equipe de Marketing
Comercial e marketing são atividades diferentes, porém uma não podem caminhar sem a outra.
Seu time de marketing por exemplo, não deve ser alocado somente para tirar foto e postar nas redes sociais, mas sim para criar estratégias que vão direcionar ações para o time comercial.
Use seu marketing com sabedoria!
Lembre-se também de pensar em estratégias de vendas recorrentes é fundamental para fidelizarmos clientes.
Vendas Recorrentes
Afinal, qual confecção não sonha (e precisa!) de pagamentos contínuos que gerem previsibilidade no fluxo de caixa?
Existem várias formas d conquistar um cliente que reclama de preço, e iremos dar um exemplo que poderá funcionar em sua confecção.
Sempre que possível, argumente com seu cliente. Por exemplo, que tal sugerir que na primeira compra, é possível dar desconto de 10% mas que em troca, na segunda compra, seu cliente possa fazer um pedido 10% maior?
Com essa estratégia por exemplo, você poderá ‘amarrar’ o cliente á confecção, e após trabalha-lo de outras formas gerando recorrência.
Sirva bem: Comunique-se Sempre
Vou dar um exemplo para quem vende uniformes. A maioria dos clientes de Work Fashion compra esse tipo de roupa, certo?
Esse cliente busca garantia de que irá receber o que ele encomendou, quer ter segurança, e por isso deve-se entender suas necessidades para explorar mais suas dores.
Esse entendimento será fundamental para aborda-lo com uma comunicação mais assertiva e ganhar a venda.
Comunicação é fundamental!
Valor ao produto
Conforme havíamos mencionado no início, estamos falando de valor e não quanto custa!
Então, impressionar o cliente com vantagens e benefícios ao adquirir a roupa, é um grande aliado para leva-lo a optar em fechar a compra.
Tenha em mente que vender barato não é garantia de aumento de vendas, pois há consumidores que escolhem comprar pelo preço, porém cedo ou tarde, descobrem que comprar barato pode sair caro e não voltarem mais!
Õ mercado é competitivo, por isso, sairá na frente aquele que souber se diferenciar dos demais oferecendo muito além do que roupas.
E agora quero saber, caso tenha ficado alguma dúvida ou outro assunto que queira ler em nosso blog, escreva nos comentários!
1 comentário Adicione o seu