Saiba se vale a pena ou não internalizar os processos de costura para dentro da sua confecção

Primeiramente, antes de começar o alerta sobre os desafios de internalizar a costura, gostaria de te lembrar (ou lembrar caso ainda não saiba disso) que infelizmente na confecção não existe mundo perfeito.
Ser confeccionista é se tornar expert em gerenciar conflitos e pessoas (veja esse post nada motivacional sobre sobre ser confeccionista).
Por isso meu caro amigo confeccionista, tenha muito cuidado com a sua mentalidade.
Se você chegar na sua confecção, pensando somente nos problemas que você irá encontrar, você já está com a percepção de que só vai encontrar problemas.
Antes de mais nada, isso não é uma questão de lei da atração ou misticismo, e sim de “lente”. Como assim Eduardo? Se você só usar a lente dos problemas, tudo será um grande problema.
Existe um jeito certo de fazer roupa, independente do tamanho da sua confecção. Mas lembre-se que na confecção os problemas sempre existirão e eles são proporcionais ao tamanho da sua produção.
Regra da vida: ninguém encontra o que não está procurando.
Você está procurando o problema ou a solução? Provavelmente vai me responder que a solução, mas será mesmo?
Sem mais delongas porque aqui o que importa é conteúdo! Vamos entender os prós e os contras de internalizar o processo de costura para dentro da sua confecção.
O mercado
Estudar e entender o mercado de confecção é essencial, então você deve saber que quando o mercado está bom pra você, está bom para todo mundo!
Basicamente o segmento de confecção é um dos mercados que te dão uma certa previsibilidade para que você possa se antecipar quando se trata de vendas, já que estamos em sintonia com o varejo.
Muitos do ramo de confecção, comemoram por terem experienciado um primeiro semestre positivo, com crescimento na produção e vendas. Como foi o primeiro semestre para você?
O segundo semestre tende a ser historicamente melhor que o primeiro.
Isso porque, como comentei anteriormente, o atacado caminha com a oferta do varejo, e já que para o varejo o segundo semestre tende a estar mais aquecido, podemos sentir os reflexos nas confecções.
A pergunta é: Como você está se preparando para isso? Como está a questão de mão de obra, matéria prima, caixa para antecipar compra dos insumos e etc?
Resolvendo um problema com um problema maior ainda
Um dos maiores desafios que estamos enfrentando hoje, é a falta de oficinas de costura e mão de obra. Acredito que isso não é uma novidade para você, certo?
Isso é fruto de uma bola de neve que se iniciou em 2020 (se você me acompanha nas redes sociais, deve lembrar o quanto tentei alertar as confecções sobre isso).
Como está muito difícil encontrar oficina de costura, muitas confecções estão puxando sua produção para dentro das fábricas. Recentemente visitei uma confecção próxima a sede da Costurando Sucesso, e fui conferir sua grande empreitada em resolver o problema da falta de oficina de costura, montando sua célula de costura internamente.
Você acha que ele resolveu o problema, ou encontrou um maior ainda? (Deixe sua opinião nos comentários que eu quero saber!)
O grande desafio de começar a ter o processo de costura dentro da confecção, é que para montar e manter uma célula é preciso ter muito know how e expertise para isso. Não adianta ter a máquina, a costureira e sair gritando aos céus agradecendo por sua grande ideia.
Caso contrário, a probabilidade de ter uma célula de costura improdutiva e fonte de mais desgaste para sua produção é gigantesca.
Desafios da Produção Interna
Mix de Produto
Se você tem uma confecção com uma variedade de mix de produtos, saiba onde está pisando se optar por internalizar a sua costura.
Sabemos que o mix de produto indica variação dos produtos dentro da sua confecção, certo? Isso fica claro ao entender que não são os mesmos produtos dentro de uma linha de produção. Muitas vezes são cortes pequenos com muitas variáveis de cor e detalhes.
Em outras palavras, se você tem um mix de produto muito grande, muito variado seria interessante ter uma célula de produção para cada tipo de produto.
Isso quer dizer mais investimento em equipamento, espaço e muito provavelmente em pessoas para gerenciar as células.
Agora s você não organizar muito bem o tempo, hora/maquina e fluxo sua célula interna não será produtiva. Sabe o que vai acontecer? Sua confecção vai continuar precisando de oficina de costura.
Gerenciar Processos
Para ter uma célula de costura produtiva é preciso ser expert em otimizar.
Acima de tudo é necessário ter uma pessoa que acompanhe e monitore cada célula, a fim de minimizar os problemas internos do seu novo setor de costura.
Que maravilha, não é mesmo?
Seja como for, é primordialmente necessário manter um cronograma rigoroso além de um fluxo produtivo constante.
Ou seja, organizar os serviços para manter essa célula funcionando de maneira otimizada (e sempre).
Não vamos esquecer também de mencionar o tempo! Afinal, agora que agora que a produção é interna, é necessário contar com a carga horária, principalmente se você estava acostumado a enviar cortes para oficinas familiares ou até mesmo “monofacção” (oficina de uma pessoa só).
Investimento
Tenha conhecimento que para montar sua própria oficina interna, vai ser necessário tempo!
Tempo de adaptação produtiva, tempo para contratar costureiras (sim, ou você achou que iria ser moleza?), tempo para treinar, equipamento, instalação, espaço, layout, mão de obra (sim, voltamos à estaca zero mas agora com uma bucha muito maior).
Além disso, outro fator importante (e que é o mais óbvio) é o dinheiro, ou melhor, capital de giro.
Neste sentido, o investimento será relativo ao tamanho que você pretende montar sua célula de costura.
Abra sua mente
Recentemente fiz um tour de visitas nas melhores e maiores confecções da Europa. As confecções com os melhores coeficientes de produção do mundo ficam em Portugal.
E como eu não sou bobo nem nada, procurei entender melhor como é resolveram as questões de produção lá. Ou você acha realmente que a falta de oficina de costura, só acontece na sua confecção?
Sinto muito lhe dizer, mas você não é um alecrim dourado.
Brincadeiras a parte, a falta de oficina de costura e mão de obra, também é um problema fora do Brasil, aliás, muitas vezes até pior.
Os países mais desenvolvidos que centralizam mais a parte criativa, acabam terceirizando a produção para países em desenvolvimento como China, Bangladesh, Camboja, Vietnã entre outros.
Mas o que eu presenciei foi um caminho um pouco diferente.
Algumas confecções na Europa adotaram a estratégia de comprar as oficinas de costura. Sim, ao invés de montar uma dentro da sua fábrica, as confecções passaram a fazer sociedade com oficinas de costura.
O que isso causou? Otimização de tempo e investimento.
Concorda que é muito mais “simples” e “barato” entrar na sociedade com uma oficina que já funciona do que montar uma do zero? A oficina já tem expertise no assunto de costura.
A confecção já tem expertise no assunto em gestão (estamos falando das grandes da Europa, lembre-se disso).
Eu achei uma solução genial, porém eu não estou nem de longe sugerindo você fazer isso!
Cada caso é um caso, e não estou aqui para passar nenhuma receita de bolo. Apenas quero que você abra sua mente, e veja que as soluções às vezes não são tão óbvias como parece.
Inovação na Confecção
Existe uma filosofia muito aplicada nas empresas do Vale do Silício chamada Navalha de Occam. Você conhece?
A navalha de Occam (também conhecida como a “lei da parcimônia”) é um princípio lógico onde a melhor solução é aquela que apresenta a menor quantidade de possibilidades, ou seja, ela preza pela simplicidade.
A solução simples é preferível do que a mais complexa. Isso porque teorias simples são mais fáceis de verificar e soluções descomplicadas são mais fáceis de executar.
Essa filosofia pode ser enquadrada perfeitamente em confecções, quando é determinado e planejado princípios e propósitos dentro dela. É fácil entender suas necessidades e executá-las de maneira assertiva, e quando um problema é encontrado no meio do caminho, ele não será de grande impacto.
Por que quando a antecipação, soluções já estarão preparadas para serem executadas. A eficiência é o que te traz excelência!
Jeito Certo de Fazer
Existe um jeito certo de fazer a sua confecção funcionar. Quer saber como? Participe do maior encontro de confecção do mundo, no treinamento MBA Fashion Day 2022. São dois dias de imersão feito para confecção, por quem vive de confecção. Clique aqui e saiba mais