Ascensão da moda plus size

Plus size model clothing apparel mockup

A moda está em constante evolução, modificação e desenvolvimento. Nesse contexto começa a ascensão da moda plus size. 

Até pouco tempo atrás quase não se falava sobre a dificuldade que pessoas com sobrepeso possuem para encontrar roupas no tamanho certo e com a modelagem que as valorizasse. Mas o plus size ganhou alta relevância nas marcas e passarelas ao contemplar os corpos gordos.  

Definitivamente, a moda contribuiu significantemente para a inserção de pessoas gordas em nosso panorama social, pois deu início ao processo de aceitação desses corpos fora do padrão de beleza imposto pela mídia hegemônica.

Mas afinal, o que é plus size?

O termo plus size é uma palavra em inglês que significa “tamanhos maiores”. Desta forma, na indústria da moda, entende-se por plus size toda roupa acima da numeração 48.

Infelizmente, até pouco tempo atrás, pouquíssimas marcas atendiam a esse mercado, de maneira que as opções para pessoas com corpos gordos eram limitadíssimas.

Embora,  para a sorte de todos, este cenário esteja mudando aos poucos. Os tabus estão sendo quebrados e a moda se reinventando proporcionando um leque de opções a este segmento.

Atualmente, você encontra marcas dedicadas exclusivamente ao plus size. Além disso, é possível obter roupas e acessórios super estilosos que se enquadram nas medidas desejáveis deste público.

O mercado

O mercado da moda plus size é um mercado em constante ascensão. Graças a ele, pessoas com corpos grandes agora também encontram roupas com seus devidos tamanhos e modelagens que valorizam seus corpos.

O aumento na produção dessas roupas fez com que essas pessoas também conquistassem espaço na indústria da moda, principalmente em países estrangeiros. Além disso, o objetivo principal de acolher pessoas com corpos fora do padrão, também está sendo alcançado mesmo que devagar. 

No Brasil esse mercado tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade. Com isso os clientes se tornam cada vez mais exigentes em relação ao produto consumido e acompanham de perto as novas tendências do mundo da moda, que até então focava somente em corpos estritamente magros.

A ascensão 

Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado plus size movimentou cerca de 7 bilhões só entre 2018 e 2019. Esse percentual corresponde a cerca de 300 lojas físicas e 60 virtuais. De 2019 pra cá, cerca de 21% de crescimento, e as expectativas é que cresça ainda mais a cada ano. 

Lembrando que nosso objetivo ao trazer esse conteúdo, não é o de estimular o ser humano a disfarçar o excesso de peso ou romantizar a obesidade. Muito pelo contrário. Nosso objetivo é estimular esse público a  valorizar suas curvas e assim ajudar a tirar do cliente, aquela sensação de que nunca encontrará uma peça de roupa com boa modelagem e caimento  para seu tamanho.

Deixe uma resposta