
Toda confecção precisa de um planejamento, e todo planejamento tem que começar pelas vendas, afinal como você vai saber o quanto produzir se você não sabe quanto quer vender?
No texto de hoje vamos conversar sobre como alinhar as expectativas para gerar um planejamento estratégico de sucesso.
Vendas e produção :
Vamos alinhar nossas vendas com a produção. Esse é um tema polêmico que gera muitas dúvidas para os donos de confecção.
Vamos supor que em um mês você queira faturar 500 mil reais. Como saber o quanto produzir?
Para fazer isso o primeiro passo é identificar qual seu ticket-médio por peça para mensurar a quantidade de peças necessárias para que esse faturamento pretendido ocorra. Por exemplo, se a sua confecção ou marca possui um ticket-médio de 50 reais, para faturar R$500.000,00 será necessário produzir 10 mil peças.
Sabemos que a profundidade do corte vai variar de acordo com modelo e produtos curva A, B e C. Mas vamos supor que você corte 500 peças por modelo. Nesse caso você precisaria de 10 mil peças, por isso no mínimo você teria que ter 20 modelos.
Aqui identificamos como será composto nosso mix de produtos da coleção. Tendo em mãos o planejamento do que você precisa para faturar, vou explicar sobre mais informações para produção.
Serão 20 modelos do que? Quais as variantes de cor terá por cada modelo? Essa e outras perguntas te fornecerão um panorama para que você consiga ter uma conta mais exata do que produzir. Assim será muito mais assertivo planejar uma coleção para que você chegue à sua meta de faturamento.
O planejamento tem que existir
Posso até estar enganado, mas na minha experiência tive que aprender que não existe planejamento perfeito dentro de uma confecção. Todas vão ter algum tipo de problema independente do tamanho da confecção. Confira nossa matéria sobre os desafios do dono de confecção .
Vou ser bem honesto com você que confecciona roupas. Se com um planejamento bem-feito, estruturado, analisado, pesquisado você ainda corre o risco de cometer erros, imagina sem ele.
O planejamento é capaz de minimizar todas as suas margens de erro. Mas isso não garante que vai eliminá-las, entretanto, se bem feito ele pode minimizá-las.
Encontre tempo para elaborar o planejamento
Ponto importante! Quando minha confecção começou a crescer, eu confesso que não fazia planejamento. A verdade é que eu nunca tive tempo para criar o planejamento. No entanto, sempre tinha tempo para resolver os problemas que a falta de planejamento causavam.
Então passei a tirar uma hora do meu dia para focar no planejamento, focando sempre nos próximos dias.
Foi aí que notei que os meus problemas diminuíram a tal ponto que passei a sentir falta deles! Brincadeiras a parte, faça o seu planejamento e eu te garanto que você terá mais tempo para focar em outras coisas.
Vamos focar que o tempo está entre uma das coisas mais importantes de uma confecção, então use o seu com sabedoria!