
O maior desafio na precificação é encontrar um equilíbrio entre os custos de produção, o que os concorrentes cobram e as margens de lucro. Isso significa que sua empresa pode estar cobrando muito barato para que seu benefício seja insignificante ou insuficiente para cobrir os custos.
Entendendo os Custos
Conhecer o custo de produção de roupas na fase criativa é de grande importância tanto para estilistas ou designers de moda quanto para empresas de alfaiataria. Afinal, ao saber antecipadamente quanto será gasto para produzir determinado modelo, você pode decidir desde o início se vale a pena fabricar a peça em larga escala.
Outro benefício de ter uma visão dos custos de fabricação do vestuário é evitar o desperdício de matéria-prima e tempo de mão de obra para um protótipo que pode ser rejeitado devido ao alto custo, impossibilitando sua venda. Sem falar que a rejeição pode causar para os profissionais criativos, que podem achar inútil todo esforço criativo.
Assim, o conceito de custeio inicial permite que os designers sejam mais flexíveis e, portanto, otimizem o fluxo de informações ao longo de toda a cadeia produtiva do vestuário. No entanto, para calcular o valor aproximado dos custos de fabricação de roupas, alguns procedimentos precisam ser seguidos. Uma delas é captar o custo de cada material utilizado na peça, bem como o valor de determinados serviços.
Precificação de Acordo com Mercado de Confecção
A parte da precificação de seus produtos e serviços é fundamental para que tudo passe da teoria à prática na sua empresa, garantindo longevidade e estabilidade saudável com os clientes da sua empresa. Mas você já se perguntou como e quais são os benefícios de investigar os preços de seus concorrentes para definir os seus? Então aproveite que o texto de hoje busca te dar dicas de como essa pesquisa de precificação te ajuda a valorizar seus produtos!
1ª Diminuir os riscos de precificação muito alta ou muito baixa sobre os seus produtos e serviços:
Sabemos que a percepção dos clientes frente aos valores é um dos pontos mais relevantes que o farão tomar a decisão de comprar em um local ou outro. Para isso, de forma consciente, os clientes buscam compreender como são os valores de um certo produto/serviço de interesse na localidade a qual estão presentes, logo, fazem uma pesquisa para ver tudo isso. Neste momento que reside o problema de diversas marcas que podem estar perdendo clientes por não ter efetuado uma pesquisa de preços antes de se lançarem no mercado!
As duas questões mais importantes que os clientes acabam gerando de pensamentos são duas:
-Desconfiança quanto a qualidade do produto
Nesta questão o cliente acaba tendo uma desconfiança sobre a qualidade de um produto quando este está muito mais barato que nos demais concorrentes da sua marca. Uma vez que conhecendo todos os produtos e etc, ele traçará uma média de valores e aqueles que se mostrarem muito abaixo podem ter uma qualidade inferior, devido a um viés de comparação que o cliente impõe na sua análise.
-Superfaturamento sobre aquilo que quer comprar
Agora em questão de preços muito elevados sobre o mesmo produto, o cliente estará tendo como consciência que ele poderá estar sendo explorado, já que todos os demais pedem valores muito próximos pelo exato mesmo produto, enquanto que sua marca pede muito acima, não valendo a pena para o cliente investir tanto a mais pelo o que deseja. Nesse ponto, os consumidores precisam ver mais valor em outras coisas além do produto para se convencerem de que o investimento mais alto realmente vale a pena e faz sentido.
2ª Descobrir quem são seus concorrentes
Um ponto importante antes de iniciar qualquer negócio é saber quem são os players em determinado nicho. Por isso, durante nossa pesquisa de preços, conhecemos todos os concorrentes diretos e indiretos da sua marca e como eles se posicionam de forma geral junto aos clientes.
Esse conhecimento pode dar algumas outras ideias de como se comportar para conquistar os clientes dos concorrentes, bem como agir de forma decisiva diante dos erros e acertos que os concorrentes percebem.
Assim podemos saber questões como:-Como agregar valor aos seus consumidores finais
-Qual é o modelo de negócios dessas empresas?-Quais são suas práticas de marketing e posicionamento?
-Quão lucrativos são os nichos, dado o crescimento único desses negócios
3ª Procurar ter um diferencial entre os concorrentes
Conheça seus concorrentes, seus valores, modelo de negócio, estrutura e estratégia, permitindo saber como se destacar e se diferenciar no mercado! Os grandes pontos que fazem uma pessoa comprar em algum lugar geralmente não tem relação com o produto, pois geralmente ela está procurando o mesmo produto em lojas diferentes.
Podemos citar os pontos aqui:-Experiência de compra e manuseio de produtos-Estrutura da loja e diversificação de produtos-Benefícios adicionais que essa pessoa pode obter comprando de uma empresa em detrimento de outra-Qualidade do produto-Preço do produto
Estratégias de Precificação
Há diferentes tipos de estratégia de precificação. Elas variam de acordo com:
- Metas de crescimento;
- Custo de produção / serviço
- Mercado no qual a empresa atua;
- Comportamento das suas personas;
- Tipo de solução que está sendo oferecida.
Escolher o tipo certo de estratégia de precificação exige conhecimento de todos os itens citados acima. Logo, realize um estudo detalhado dos seus processos internos para identificá-los logo no início. Feito isso, você já pode avaliar as estratégias possíveis e eleger a que melhor se encaixa no seu propósito! Alguns dos principais tipos de estratégia de precificação são:
Preço baseado em concorrência:
Uma estratégia de preços competitivos é ideal para mercados de alta inflação porque leva em consideração o preço atual da solução proposta. Em situações de extrema concorrência, o preço pode ser o diferencial para que um potencial cliente opte por determinado produto e/ou serviço.
Nesse caso, custo e demanda são fatores secundários. Afinal, o objetivo é chamar a atenção do consumidor entre diversas opções. Muitas vezes é até uma forma de entrar em segmentos já estabelecidos, tornando-se a porta de entrada para convidar potenciais clientes a conhecer a marca. Portanto, ao escolher essa estratégia, avalie se vale a pena definir um preço um pouco menor que o da concorrência
Preço por skimming de mercado:
Nesse modelo de precificação, o preço do produto é fixado acima da média do mercado. Com o tempo, diminui à medida que a solução se torna mais popular. A vantagem dessa estratégia é atingir inicialmente um nicho menos sensível a custos. Assim, você garante o máximo ganho e administra bem a colocação do produto. Ganhando uma certa credibilidade, os preços caem e você também ganha acesso a mercados sensíveis. Dessa forma, é possível garantir um alto faturamento em pouco tempo. Porém, lembre-se: essa estratégia de precificação só é viável para soluções que valorizem a diferença.
Gostou? Se você quiser saber qual a necessidade de revisão e ajuste constante da estratégia de precificação, ou qual qual a melhor estratégia de precificação para a sua confecção não deixe de se inscrever para a 3ª edição do MBA Fashion Day