
A interação entre automação e venda humana é um tema importante nas estratégias de negócios, e claro que isso também vale para as confecções. Mas para entender esse assunto, vamos contextualizar. Hoje vamos falar sobre a automação e o uso de tecnologia na confecção, pensando nas estratégias de vendas e marketing. Sobre a produção, iremos conversar em outra oportunidade, combinado?
Automação nas Vendas de uma Confecção
A nova tendência de automação quando pensamos em vendas, refere-se ao uso de tecnologias como chatbots, IA (inteligência artificial) e automação de marketing para agilizar os processos de vendas e melhorar a eficiência operacional.
Por outro lado, a venda humana enfatiza a criação de conexões emocionais reais com os clientes, baseadas na empatia, no diálogo personalizado e no atendimento atencioso. A dúvida é: quando usar um ou outro?
Prós e Contras do Atendimento Automatizado
Prós
- Resposta imediata: Chatbots e sistemas automatizados podem fornecer respostas rápidas e a qualquer hora do dia, aumentando a disponibilidade do atendimento.
- Coleta de dados: Algoritmos são capazes de analisar grande volume de dados, permitindo abordagem mais personalizada e estratégias mais eficazes baseadas no comportamento dos clientes e seus gostos.
- Redução de custos: Com a IA a confecção pode reduzir custos de atendimento humanizado que envolve contratação, recolhimento de impostos etc. Além de tudo, a automação consegue evitar possíveis erros humanos durante o atendimento.
Contras
- Falta de empatia: Atendimento automatizado não conseguem atender e reagir a sentimentos, da mesma forma que o humano.
- Perda de toque pessoal: Embora a personalização seja possível com IA, ela ainda possui uma limitação técnica. O atendimento pode se tornar genérico e pouco atrativo.
Prós e Contras do Atendimento Humanizado
Prós
- Empatia e conexão: Vendedores humanos podem criar uma conexão emocional, compreender as necessidades reais dos clientes e oferecer uma solução mais alinhada.
- Resolver problemas complexos: Nem todo atendimento demanda uma solução “preto no branco” (ou seja, objetiva). Situações complexas podem ser melhor manejadas por humanos.
Contras:
- Qualidade no atendimento: Manter uma equipe de vendas treinada e motivada de maneira constante pode ser uma tarefa bem difícil ou quase impossível.
- Custo mais alto: Ao contrário dos sistemas automatizados, o atendimento humano não está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Manter isso custaria muito dinheiro para confecção, tornando isso inviável.
O Equilíbrio
A automação, incluindo chatbots, automação de marketing e inteligência artificial, oferece muitos benefícios inegáveis. Eficiência e escalabilidade são os principais recursos dessa abordagem dentro da confecção.
Ao delegar tarefas frequentes e repetitivas a sistemas controlados, a equipe de vendas pode se concentrar em mais incidentes e estratégias com os clientes. Além disso, a automação permite um feedback imediato, essencial para melhorar a experiência do cliente e evitar longos tempos de espera.
A venda humana, por outro lado, enfatiza a conexão emocional e a empatia como fatores-chave. A capacidade de entender as necessidades e desejos dos clientes e criar um verdadeiro parentesco está no centro dessa abordagem. Os vendedores humanos podem resolver problemas complexos, resolver problemas únicos e fornecer um toque pessoal que é difícil de replicar por meio da automação.
A confiança é construída mais rapidamente quando os clientes são ouvidos e compreendidos por um agente humano.
Gostou? Se você quiser mais conteúdos como esse não deixe de comparecer na 3ª edição do MBA Fashion Day
Até a próxima!