A Influência do Clima nas Vendas

O Que as Empresas de Confecção Precisam Saber

Não é novidade que o clima afeta diretamente a indústria de confecção. As alterações climáticas são uma realidade inegável, que além de ameaçarem ecossistemas e comunidades, também têm um impacto significativo nos resultados do nosso setor.

Nos últimos anos, temos assistido a um aumento na frequência e intensidade de fenômenos meteorológicos extremos, inundações, secas e ondas de calor. Esses eventos podem ter um impacto devastador nas operações comerciais e nas vendas.

Mudança no Clima: Vulnerabilidade das Confecções e Lojas 

O setor de confecção é particularmente sensível às mudanças no clima. As estações do ano dão o tom para o que será produzido, o que será revendido e o que o consumidor irá comprar.

Um inverno mais quente, por exemplo, pode afundar a venda de casacos e roupas de frio. O contrário vale para verões mais longos e quentes. Aí, os trajes de banho e roupas leves ganham destaque. 

Dados do IBGE apontam que as vendas de roupas de inverno caíram 15% durante o inverno mais quente de 2019, em comparação com o ano anterior. É um número que não pode ser ignorado.

Além disso, eventos climáticos extremos podem perturbar as cadeias de abastecimento globais, afetando as fontes de matérias-primas e a produção têxtil. Por exemplo, as inundações nas zonas de produção de algodão podem causar escassez de algodão e, consequentemente,elevar o preço dos produtos finais.

Sustentabilidade como Necessidade

À medida que as alterações climáticas continuam a colocar desafios crescentes, as indústrias têxteis devem passar a adoptar estratégias de planeamento sustentáveis. Isto significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, minimizar os resíduos e utilizar os recursos naturais de forma responsável. O planeamento sustentável não só ajuda a minimizar os impactos negativos das alterações climáticas, mas também satisfaz a crescente procura dos consumidores por produtos ecológicos.

A Resposta das Vendas: Estratégias Omnichannel

Em contrapartida, quando falamos especificamente das vendas, esta enfrenta desafios relacionados com as alterações climáticas que têm impacto direto no caixa. 

Por exemplo, lojas físicas podem sofrer redução na quantidade de clientes durante mudanças climáticas severas, como tempestades. Além disso, as mudanças sazonais de temperatura podem afetar a demanda do produto, levando a flutuações nas vendas.

Para se adaptarem a estas mudanças, eu sempre indico investir no omnichannel, que é uma estratégia de vendas e atendimento onde é possível integrar múltiplos canais de atendimento(como lojas físicas, online e mobile), para oferecer uma experiência de compra para o consumidor.                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Isso permite uma maior flexibilidade para o cliente, que pode optar entre comprar online ou em lojas físicas, minimizando o impacto de fenômenos climáticos sobre as vendas.

Conclusão: Prepare sua Confecção Para o Futuro

Para resumir o assunto, as alterações no clima estão, na verdade, tendo um impacto negativo nas vendas nos setores de confecção. As alterações climáticas afetam a procura de produtos sazonais, a disponibilidade de matérias-primas e as operações das lojas físicas. No entanto, as confecções estão se adaptando a estes desafios adaptando-se às novas preferências dos consumidores.

Para que a indústria têxtil continue a prosperar, é essencial que as confecções estejam conscientes dos riscos das alterações climáticas e implementem estratégias eficazes para conter estes impactos negativos. Ao fazê-lo, podem não só proteger os seus negócios, mas também desempenhar um papel importante na promoção da sustentabilidade ambiental num mundo em rápida mudança.

Você, que está no comando de uma confecção, sabe muito bem que os desafios são inúmeros. Mas lembre-se: você não tem uma empresa, você tem duas – a que produz e a que vende. Então, mantenha-se atualizado e preparado para as mudanças que, inevitavelmente, vão ocorrer.

Você que leu até o final, parabéns! Continue buscando conhecimento e preparando sua empresa para essas e outras variáveis. E você, como tem preparado sua confecção para enfrentar esses desafios? Deixe seus comentários e vamos enriquecer essa discussão que fortalece o mercado de confecção.

Gostou? Se você quiser mais conteúdos como esse não deixe de comparecer na 3ª edição do MBA Fashion Day 

Deixe uma resposta