Bubble-Up: A moda que nasce na rua e não na passarela

Quando criei minha marca, inconscientemente, acabei produzindo roupas para pessoas como eu, homens que estão à procura de roupas para ocasiões especiais. Após identificar o meu público-alvo passei a querer afunilar ele cada vez mais para entender melhor o mercado. Foi quando passei a frequentar a Rua Augusta algumas vezes por mês apenas para observar o que estavam vestindo. Ali eu via muita moda alternativa, autoral, entre outras coisas, e sem saber estava utilizando a teoria do bubble-up.

Rua Augusta

O que é teoria do Bubble-Up

Antes de mais nada é um movimento estético que surge na rua, completamente diferente do que vinha sendo feito até então, a criação de tendências não estariam restritas a cópias de pequenos grupos que possuem mais dinheiro. Como resultado a moda passa a ser gerada nas ruas por uma população com menor poder aquisitivo.

Os estilos de movimentos gerados na rua acabam instigando a curiosidade e virando objeto de estudo de criadores e depois de grandes marcas que criaram suas peças de roupas inspiradas nesses movimentos, como por exemplo, o punk. Esses pesquisadores/criadores passam a observar como as pessoas “comuns” estão se vestindo.

A partir desse momento o processo de moda se inverte, passa a ser horizontal. Essas observações são utilizadas pelos criadores, levando a linha de criação de tendências do estilo que aparece nas ruas, underground e de manifestação para versões exclusivas em marcas de luxo. Em outras palavras, levando a tendência de rua para a passarela.

Tribos urbanas e sua influência na moda

A história da moda de rua é também a história das tribos urbanas. Que são subculturas de se vestir e de comportamento, traçando uma linha no que é considerado como “nós” e o que é o “eles”. Essas tribos passaram a surgir entre 1940 e 1990, movimentos que influenciam a moda até hoje, sendo elas Zazous, Western Style, Rockabillies, Mods e Punks.

São respectivamente as tribos Zazous, Western Style, Rockabillies, Mods e Punks.

O que todas essas tribos têm em comum? Todas elas passaram pela teoria do bubble-up, todas saíram da moda de rua. Sejam elas tribos que envolvem manifestações ou apenas pessoas que se identificam com um ator x e resolveram adotar seu estilo no dia-a-dia. Além disso, todas em momentos diferentes foram parar nos ateliês de alta costura.

Nos dias de hoje

O que passou a ocorrer na última década, é a convergência entre as referências da moda que vem da rua e  do que vem das grandes marcas, que chegam no consumidor juntas através das redes sociais, o nome desse fenômeno é Trickle Across.

Os influenciadores digitais, criam tendências ao mostrar seus “looks do dia” com essa união de street style e alta costura, constituindo looks únicos. além de disseminar o Trickle Across eles atingem uma quantidade enorme de pessoas, observam que as pessoas passam a tentar replicar o que eles usam e acabam criando suas próprias linhas de roupa, isso mostra que as tendências vem sendo criadas por pessoas “comuns”.

A moda agora não nasce necessariamente nas ruas, ela pode vir diretamente das redes sociais para as nossas vidas!

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta