Upcycling não é exatamente uma novidade, mas está na moda, por conta da própria indústria têxtil. Em tese, a ideia é pegar os restos de tecido, torná-los melhores e criar novas peças. Além de ser ótimo para o meio ambiente, também contribui com a economia circular.
O que é upcycling?

O upcycling vem ganhando cada vez mais a atenção de pessoas e empresas, a técnica consiste em utilizar materiais que seriam descartados e dar um novo propósito às peças originais. A ideia vem ganhando milhares de adeptos pelo mundo pois reduz a quantidade de resíduos produzidos. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de extração de matéria prima para construção de novos produtos.
Como funciona o upcycling na moda?

A cadeia produtiva da moda é nociva para o meio ambiente, uma vez que ele necessita de grande quantidade de energia, água, produtos químicos poluentes e exploração de outros recursos. Por esse motivo vem crescendo a ideia do uso de materiais que seriam descartados.
Reaproveite tecidos e aviamentos que inicialmente iriam para o lixo na criação de novas peças através do método upcycling. Assim, você reduz o desperdício de água em até 20%. Existem empresas que reaproveitam tecidos de coleções antigas para elaborar novos produtos que iram para as vitrines.
Além disso, segundo estudo da Ellen MacArthur Foundation, 71% dos consumidores demonstram interesse em negócios circulares.
Qual é a importância dessa prática?
O upcycling está acompanhando a demanda de clientes preocupados com a sustentabilidade. De acordo com estudos da Ellen MacArthur Foundation, 71% dos consumidores manifestam mais interesse em negócios circulares.
Nesse sentido, quando uma marca de roupas escolhe adotar o reaproveitamento de materiais, também pode contribuir para a redução do consumo de algodão. De outro modo, essa iniciativa ainda colabora com a diminuição do consumo de água e energia.
Benefícios do Upcycling:
Por fim vale ressaltar a importância do reaproveitamento dentro e fora da indústria da moda, entre eles podemos citar:
- Consumo consciente e responsabilidade ambiental;
- Redução do consumo excessivo e do desperdício;
- Diminuição da poluição do planeta;
- Redução da quantidade de resíduos gerados;
- Redução dos níveis de consumo de novas matérias-primas;
- Minimização da extração de recursos virgens da natureza;
- Moderação no uso de água e de energia;
- Redução da emissão de gases do efeito estufa;
- Aumento da vida útil dos materiais.
2 comentários Adicione o seu