
É provável que nesse momento você possa estar se perguntando “o que é merchandising?” calma eu vou te explicar. Ele é uma estratégia que busca valorizar seus produtos e a marca. É pensado para criar um clima que estimule a compra com apelo visual e diversas sensações, como por exemplo, o cheiro. O merchandising se relaciona diretamente com a experiência do consumidor e por esse motivo é um fator importante no varejo.
Nesse sentido, o visual merchandising trabalha diretamente com a satisfação do cliente ao influenciar suas sensações de forma positiva. O intuito, então, é atraí-lo e conquistá-lo. Esse processo de conquista e venda inclui muitos fatores individuais excelentes.
Como fazer o visual merchandising
Entenda seu público
O primeiro passo para qualquer comércio que deseja uma boa estratégia de marketing é conhecer seu público. Para isso, é importante fazer pesquisas e estudos sobre a persona. Entender o público requer de forma aprofundada requer saber do que seus clientes gostam, procuram, quem são, seu comportamento no dia a dia, suas opiniões.
Dessa forma, ao entender seu público-alvo, você pode definir quais fatores podem se destacar para eles e, assim, aplicar na sua loja. Complementar o público com sua marca é uma das tarefas mais importantes para empresários que buscam sucesso.
Construa um estilo próprio
Depois de entender seu público, que é único, você precisa complementá-lo e, assim, construir seu estilo. Assim, você cria sua identidade sólida da marca, e então poderá pensar em todos os detalhes físicos dos estabelecimentos.
Invista no layout e ambientação
Pense na ambientação do seu estabelecimento. Nesse sentido, é importante investir em uma arquitetura e decoração que comunique ao consumidor a mensagem específica que você quer passar a ele. Assim, o local precisa ser feito pensado na proposta do seu comércio, voltada para a identidade da sua marca. Considere cada espaço do estabelecimento, levando em conta seu visual. Além disso, não esqueça que, acima de tudo, o ambiente precisa ser extremamente confortável para o público. Afinal, isso afeta diretamente a experiência do cliente.
Estimule todos os sentidos
Como mencionamos, explorar e estimular os sentidos é uma estratégia excelente para quem quer conquistar o cliente com o Visual Merchandising. Para isso, é importante se atentar à iluminação, sonorização e climatização do ambiente, por exemplo. Eles são aspectos essenciais para criar um visual merchandising que vende.
Dessa forma, você já está trabalhando a audição e a visão de quem confere seu estabelecimento.Os estímulos visuais vão muito além, já que a decoração e os móveis precisam ser pensados de acordo com o estilo da sua marca. Além disso, usar as cores ao seu favor não pode ser deixado de lado.
Nesse sentido, existem estudos aprofundados sobre a psicologia das cores e como elas podem influenciar a mente e o emocional das pessoas. Assim, você pode ter um bom controle sobre suas percepções.
Conte uma história
Contar uma história é fundamental para comunicar perfeitamente aos clientes quem é sua marca e quais as vantagens de comprar seu produto. Com o storytelling, você evidencia os benefícios da sua marca, dessa forma podendo convencê-lo a adquirir sua mercadoria.
Deixe espaços vazios
Organizar os espaços vazios é tão importante quanto organizar os “cheios”. É preciso considerar, por exemplo, que um ambiente com muitos itens pode gerar confusão e desconforto. O local precisa ser agradável e transmitir conforto. Esses espaços podem ser preparados para usar em situações específicas, como eventos pontuais, por exemplo.