O desvendar envolve saber onde estão seus problemas de venda na sua confecção

Para desvendar o porque sua loja ou confecção não está vendendo, primeiro você precisa descobrir onde está falhando. Eu sempre digo que precisamos desvendar os pontos das nossas vendas. Acredite ou não, em vários casos temos problemas com as vendas a partir da produção. Além da necessidade de conhecer os seus clientes e público alvo.
O dia que você mais vende é também o que você mais costuma perder vendas
Você deve estar se perguntando: ‘Como assim o dia que eu mais vendo é o que eu mais perco vendas?’. Pois é! Na grande maioria das confecções de pronta entrega, temos os dias de picos de venda, por exemplo, aqui no Brás são às segundas e terças-feira.
Nos dias de pico de venda, que é o dia que você deveria vender muito, é também onde você tem a maior tendência de perder vendas! Você sabe qual é o motivo? Nos dias de pico é quando a loja fica mais cheia e WhatsApp tem mais movimento. Consequentemente, neste momento que a equipe de atendimento peca por não dar a atenção necessária aos clientes.
Custo do lead

Você já ouviu falar em lead? Lead é um termo muito usado no marketing digital, que se refere aos contatos online com potencial para se tornar cliente. Usamos muito quando captamos contatos no tráfego pago ou campanha de e-mail etc para fazer a prospecção. É o famoso “levantar a mão” para mostrar interesse em algo que você possa oferecer, e isso custa tempo, dedicação e consequentemente, muito dinheiro!
Se você fizer uma reflexão, quanto custa um lead? Quantos clientes passam na sua loja gratuitamente e você deixa de pegar o contato? Você está dedicando um tempo para estudar o perfil do seu cliente? Além de tudo isso vou dizer algo que estou sempre repetindo: a venda acontece no tempo que o cliente quer comprar e você tem que estar preparado para isso.
Desvende o motivo pelo qual você não vende
O que todos precisam entender é que ter uma confecção não significa que você tem uma marca. Uma marca de roupas é muito mais que um nome ou um logotipo. Ela é a forma como as pessoas enxergam uma empresa, a forma como ela se projeta para o público e a mensagem e solução que seus produtos oferecem.
É preciso ter um diferencial competitivo, uma boa identidade visual, conhecer seu público alvo e ter um propósito de marca bem definido. É preciso gerar desejo e ter um produto que não brigue por preço como as commodities. Marca não é o nome que vai na etiqueta, é o valor que ela representa para o seu produto e o valor da sua confecção.
Agora que você já sabe se está apenas vendendo roupas ou se de fato é uma marca, vamos falar sobre os problemas de vendas na sua confecção. Normalmente os problemas de vendas começam em diferentes áreas, desde a produção até a logística. O seu reflexo acaba impactando diretamente nas vendas.
Vou citar três exemplos:
1º erro
Desenvolvimento do produto: Isso pode ocorrer por você não conhecer bem o seu cliente e até mesmo o consumidor final, ou até mesmo o que a sua empresa quer projetar. Consequência? Cliente não compra, comercial não vende.
2º erro
Quantidade de produtos: Você está observando quais são os produtos que mais saem, as cores mais desejadas, você criou a curva abc de produtos para saber o que está saindo mais? Produto parado no estoque só dá prejuízo. Produzir as peças erradas, no tamanho errado e na cor errada tem como resultado o que?Sim, nas vendas.
3º erro
Esticar o mix de produtos que não está vendendo ou que já está com problema de vendas: Sério, isso só aumenta o custo do produto que já não está saindo! Quanto maior o custo dessa mercadoria parada menos vai vender e você vai criar um enorme ciclo vicioso. Consequentemente seu estoque vai ficar lotado de produto parado, ultrapassado (porque no fast-fashion sabemos que 1 semana já é o suficiente), e suas vendas não ocorrem.
Para finalizar

Aqui nós fizemos pequenas reflexões sobre como desvendar o que está dando errado nas vendas na sua confecção que tem como modelo pronta entrega. Entretanto, sem planejamento e uma meta, ir atrás do seu objetivo que é o maior faturamento no final do mês fica difícil.
É preciso planejamento para ter produto na hora certa, com o preço certo na quantidade certa! Se no mercado do fast-fashion isso já é um desafio, quem não se preparar agora vai encontrar sérias dificuldades quando chegar a era do ultra-fashion.
E aí, já fez seu planejamento dos próximos meses para sua confecção?