Moda circular é mais do que tendência

A moda circular te dá a oportunidade incrível de ter um guarda-roupa sustentável e ainda por cima dentro das tendências? Você sabe a importância da economia circular no mundo da moda e como podemos contribuir para um futuro mais consciente. 

O que é moda circular?

Moda circular é o nome que se dá para tendências e iniciativas que estão repensando os processos produtivos da confecção de roupas para a economia circular. 

Essas iniciativas estão criando produtos e modelos de negócio que mantêm o valor dos materiais em circulação por vários ciclos, através de reparo de peças, remanufatura ou reciclagem.

Qual é o benefício da moda circular para o  mercado?

Antes de mais nada, ao falar em mudanças de paradigmas – tanto no posicionamento das confecções, quanto na forma de enxergar a produção – é preciso analisar quais são as vantagens da moda circular: 

Economia de recursos

Se a ideia é promover um consumo consciente para clientes, a própria operação da indústria segue o mesmo caminho. Isso gera o que chamamos de economia de recursos.

Com o  reaproveitamento de materiais, como tecidos e insumos, além de outras iniciativas que, no fim das contas, a moda circular promove uma redução significativa nos custos de produção e gerenciamento como um todo.

Atuação mais alinhada a valores sustentáveis

O consumidor moderno está mais exigente em relação a diversos aspectos, um deles é a tão falada sustentabilidade. Uma pesquisa sobre sustentabilidade lançada pelo Capterra mostrou que 78% dos consumidores são influenciados pela sustentabilidade na hora de comprar. 

Além disso, os dados também sugerem que o consumidor está disposto a pagar mais por produtos que respeitam os preceitos de sustentabilidade. No total, 47% dos brasileiros afirmam que o preço cobrado por produtos sustentáveis é “justo”. 

Melhora a imagem da marca

De acordo com o estudo O Futuro do E-commerce de Moda, desenvolvido pela Dafiti Group em 2021, uma das prioridades dos consumidores será comprar de empresas comprometidas com ações que visam mudanças na dinâmica socioambiental.

Esse dado nos mostra que quanto mais os negócios  focarem em reduzir os impactos ao meio ambiente, mais conquistam a preferência dos compradores. E, de certa forma, ficam com uma boa percepção por parte do público, que é o que chamamos de branding.

3 dicas para começar a praticar no seu negócio

Otimize o estoque

Quando o assunto é moda circular, é quase inevitável não falarmos sobre a necessidade de se evitar o desperdício. E por onde uma confecção pode começar a fazer isso? Pelo estoque, claro!

Para evitar essa questão e deixar a sua empresa mais alinhada com as diretrizes da moda circular, a otimização do estoque é a melhor opção. Você pode fazer isso a partir de uma boa gestão do estoque, processo que te garante um melhor controle de tudo que envolve o armazenamento de produtos. 

Seja transparente e exija o mesmo de seus parceiros 

O tema moda circular, junto a todas as pautas sobre sustentabilidade, exige uma maior transparência por parte dos negócios. E isso envolve não só os valores e a missão de uma empresa, por exemplo, mas tudo o que diz respeito à sua operação no mercado. 

É preciso ter um alinhamento entre o negócio e os seus respectivos parceiros para que, no fim das contas, você possa atuar de forma transparente frente ao seu público. 

Fortalecer o laço com os consumidores

Uma marca com um propósito é uma marca que gera admiração em seus consumidores. E isso é algo indispensável quando pensamos em branding – ou até mesmo rebranding – e, consequentemente, também em bons resultados em vendas. 

Sendo assim, não deixe de mostrar ao seu público-alvo qual é o posicionamento da marca em relação à moda circular e tudo o que envolve o tema. Em seu site de vendas, tenha uma página sobre a empresa em que a história e o propósito do negócio fiquem claros.

Além disso, produza conteúdo relevante nas redes sociais para a sua persona e, sempre que possível, reforce esses pontos. Instagram, Facebook, Youtube, enfim… as redes sociais hoje em dia se tornaram importantes canais de comunicação com os clientes. Então, aproveite todo o poder que elas têm nesse sentido!

Gostou do tema? Nos vemos na próxima! 

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta