Pandemia e o Aquecimento do Setor Têxtil

Apesar de ter impactado diretamente o funcionamento do comércio, o período da pandemia também impulsionou o aparecimento de empreendedores no ramo da confecção e da moda, principalmente pequenos empreendedores na ponta do varejo. Diversos fatores nacionais e internacionais contribuíram para o recorde de Microempreendedores Individuais nesse ramo. De acordo com pesquisa, a cada dez novos MEIs nos últimos anos, nove estão ligados à moda e isso nos mostra um aumento de 16,5% comparado com 2018 e 2019.

Fonte Shein

Mas para entender isso, vamos pensar juntos. Pandemia colocou a China sob perspectivas internacionais, logo, podemos entender que o primeiro motivo é por conta do impacto dos produtos chineses e dos países concorrentes. A cada dez peças vendidas no Brasil antes da pandemia, três eram importadas. Sob essa perspectivas podemos dizer sem receios que no momento isso não está acontecendo mais, o que gera um aumento significativo na demanda de consumo interno, ou seja, dos produtos nacionais. Outra situação que contribuiu para a virada de jogo, foi que a China teve sua produção impactada pelo coronavírus no sentido da produção interna, além do dólar encarecer os importados.

Mas nem tudo são feito de flores, e em nosso segmento sabemos muito disso! Seguindo essa linha de raciocínio, concluímos claro que outros fatores que também causaram impacto em nosso segmento, e dessa vez negativos. A falta de matéria-prima, o aumento do custo dos insumos, a alta do dólar, a inflação e o aumento da demanda contribuíram para que muitos confeccionistas não surfasse na onda do aumento da demanda interna . Claramente houve um gargalo na mão de obra, já que nós estávamos com ela no limite e esse crescimento de demanda repentino fez com que muitas empresas voltassem a contratar costureiras para aumentar o seu quadro de produção, mas muitas não a tempo hábil.

Treinamento em Pernambuco
Treinamento Confecção 5G em Pernambuco para Empresários de Confecções

Acredito que a partir de projeções do setor, esse efeito de crescimento de empreendedores no ramo dure até 2025, então quem não conseguiu se preparar, pode começar a traçar seu plano de ação agora mesmo. O mercado continuará aquecido, mas as pessoas que quiserem entrar nesse mercado precisam estar preparadas e capacitadas para aproveitar o momento. Esse é um dos motivos que nos impulsiona em gerar conteúdos baseados na gestão de profissionais e gestão de liderança para capacitar empresários que consigam aproveitar esse momento positivo do mercado.

Vocês estão preparados para acelerar?

Abraços

Eduardo Cristian

5 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta